O que é decupagem?

foto de roteiro licenciada por Adobe Stock

(licença de Adobe Stock)

 

Você sabe o que é decupagem e a qual área criativa se aplica? Se você quer trabalhar com cinema e TV, precisa saber mais sobre essa técnica, muito útil para organizar o processo de filmagem e também de edição e montagem. Vamos a ela.

Origem do termo

Decupagem vem do francês decoupage, que significa corte, e do verbo découper, que significa cortar. O termo passou a ser usado no cinema em meados de 1910, quando a técnica cinematográfica tornou-se mais definida em termos de procedimentos.

Tipos de decupagem

Existem duas formas de decupagem aplicadas ao cinema e à TV. A primeira é a decupagem de roteiro, também conhecida como análise técnica ou roteiro técnico. É uma das etapas posteriores à realização do roteiro e anteriores ao início da filmagem.

Já a decupagem para edição é o processo de revisão e análise do material já gravado para facilitar a montagem do filme ou programa. 

Decupagem de roteiro ou análise técnica

Antes de começar a filmagem, o diretor tem que planejar a forma visual que quer dar ao seu roteiro. Para isso, vai visualizar cada cena mentalmente, e precisa descrever esse processo de forma inteligível para a equipe de filmagem. 

É aí que entra a decupagem de roteiro ou análise técnica: cena a cena (com a notação de sua duração), o diretor vai determinar qual será o plano utilizado na cena e o que ela contém em termos visuais, sonoros e de diálogos, para que se encaixe na cena seguinte, formando uma sequência coerente tanto do ponto de vista visual quanto de narrativa e diálogos. 

Na análise técnica, também são levantados os materiais de cena, figurinos e equipamentos necessários para que se chegue à imagem planejada pelo diretor. Dessa forma, o roteiro decupado mostra como a narrativa vai chegar à tela.

Veja aqui um exemplo de decupagem de um roteiro de comercial. Existem inúmeras outras versões de análises técnicas na internet.


Decupagem para edição

Após a captação de todas as cenas necessárias ao filme, comercial, programa ou série, é preciso fazer a montagem para chegar ao resultado final, cortando excessos, escolhendo as melhores tomadas e deixando toneladas de material filmado de fora. 

Entra só o melhor material rodado, no tempo preciso para passar a mensagem desejada pela narrativa.

É aí que entra a decupagem para edição. Ela é feita pela equipe de edição, que tem a árdua tarefa de assistir a todo material bruto para selecionar apenas os melhores trechos para a narrativa. 

É preciso anotar o momento exato (em hora, minutos e segundos) em que a cena a ser utilizada começa e termina, e em que arquivo de vídeo ela se encontra. Assim, a equipe de montagem “só” tem o trabalho de conectar uma cena à outra, fazendo os ajustes de duração necessários. 

Corta!

Ficou por dentro do que é decupagem em cinema e TV e quais seus diferentes usos? Você que aprendeu com a gente como aprimorar seu roteiro, comece já a treinar a análise técnica e tenha seu filme na cabeça!  

 

Leia Mais! Descomplicando o roteiro cinematográfico com Anna Muylaert