Quais são os gêneros literários?
(imagem licenciada por Adobe Stock)
Quais são os gêneros da composição literária? Quem quer escrever certamente já se fez essa pergunta pelo menos uma vez. Ela é importante na hora de definir o melhor formato para expressar sua criatividade. Vamos falar um pouco sobre alguns desses gêneros, suas características e escritores que se destacaram e destacam em cada um deles.
O que são gêneros literários
Os gêneros literários são formatos de escrita estabelecidos ao longo da história da literatura e da tradição literária. Eles começaram a ser catalogados desde a Grécia Antiga, em estudos como a Poética de Aristóteles. Desde esse texto clássico, os gêneros literários foram divididos em:
- lírico (texto poético, de caráter sentimental, escrito em versos)
- narrativo (originalmente conhecido como épico, traz histórias com começo, desenvolvimento e fim)
- dramático (texto teatral, para ser levado ao palco)
Não queremos abordar aqui o texto teatral. Vamos então olhar mais de perto os gêneros lírico e narrativo.
As características dos gêneros textuais
Gênero lírico e a poesia
No gênero lírico, já houve uma série de formas fixas usadas ao longo da história: sonetos, versos alexandrinos, tercetos, cantigas, odes, etc. Cada uma delas difere em termos de métrica (ou a contagem de sílabas poéticas em cada verso e o número de versos em cada estrofe).
Mas a poesia contemporânea há muito se libertou dessas exigências formais e é hoje um campo aberto à pluralidade de estilos, chegando até a subverter a divisão do poema em versos e estrofes. O ritmo está nas consonâncias entre as palavras.
Gênero narrativo: romance, conto e crônica
Embora o gênero narrativo sempre traga uma história, elas podem ser mais curtas ou longas, mais baseadas na realidade ou mais ficcionais.
Quanto à duração da narrativa de caráter mais ficcional, as divisões são:
Histórias mais baseadas na realidade são chamadas de:
Grandes nomes da literatura brasileira
Para cada um desses gêneros, existem exímios escritores brasileiros.
Por exemplo, na poesia, temos desde a métrica a serviço da abolição realizada magistralmente por Castro Alves (1847-1871) até a poesia intimista e cotidiana de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), passando pelos versos eróticos de Hilda Hilst (1930-2004) e cosmogônicos da poeta Orides Fontela (1940-1998).
Poetas em atividade, como Ricardo Aleixo (1960-) e Marcelino Freire (1967-), injetam criatividade e borram fronteiras entre linguagens artísticas e gêneros literários nos dias de hoje.
Já falamos de grandes nomes do conto (e até de como escrevê-lo) num outro texto do blog. A crônica tem como alguns de seus expoentes Rubem Braga (1913-1977) e a também poeta Cecília Meirelles (1901-1964). O irreverente Xico Sá (1962-) traz o olhar divertido de quem nasceu no Crato e virou cidadão do mundo.
Entre os romancistas, é difícil escolher entre tantos nomes de destaque. Vão desde a narrativa original de Lúcio Cardoso (1912-1968) até as distopias de Ignácio de Loyola Brandão (1936-). Ana Maria Gonçalves (1970-) traça a triste epopeia de africanos trazidos ao Brasil para serem escravizados, entre tantos outros nomes de ontem e hoje.
Tem muito mais!
Essa lista é só a ponta do iceberg, e nem falamos de literatura internacional. Ficou em dúvida com tantos gêneros literários e ótimos escritores? Vá à biblioteca mais próxima de sua casa e faça uma viagem por textos nos mais diferentes estilos e formatos. Com a pandemia, tem até e-books para ler de graça e sem sair de casa.
Depois, você pode começar a escrever treinando com textos mais curtos para, se quiser, voar mais longe num romance ou ensaio de fôlego. O importante é descobrir de qual gênero literário você mais gosta.